Informações úteis

O projeto O Bosque dos Pica-paus propõe atividades na floresta o ano interiro. Temos estruturas de apoio para os dias mais chuvosos como o nosso abrigo e uma tenda, mas valorizamos o brincar à chuva e abraçamos todas as estações do ano. Um bom equipamento é então essencial para proporcionar conforto nestes dias.

Nos programas de atividades diárias, iremos ter uma variedade de visitas de estudo à comunidade envolvente, permitindo que num dia de tempestade possamos readaptar o programa.

Ter bons impermeáveis e muda de roupa quentinha é essencial para que o dia seja bem passado e para que as crianças possam aproveitar e brincar plenamente. Nos dias de chuva e frio, devemos vestir-nos por camadas e usar materiais quentes, como a lã e ou o polar. Portugal é um país com um clima abençoado, mas para o conforto das crianças, será necessário investir em bom equipamento. As crianças devem trazer sempe muda de roupa para retomarem o conforto após uma brincadeira lá fora.

  • Calças termicas interiores;
  • Calças impermeáveis;
  • Meias grossas;
  • Camisola térmica interior;
  • Camisola de lã ou pular;
  • Camisola extra;
  • Casaco impermeável;
  • Galochas;

Na nossa Escola Bosque não há crianças sujas, mas sim crianças que brincaram livremente e tiveram experiências sensoriais em pleno contacto com a natureza extremamente enriquecedoras. A lama, terra, barro e pó fazem parte do processo.

A nossa motivação é abraçar e explorar as diferentes condições meteorológicas, sendo que as atividades acontecem mesmo em dias de chuva, vento e frio.

O uso de equipamento adequado (galochas, calças e casaco impermeáveis no inverno)  É OBRIGATÓRIO para que as crianças possam estar confortáveis e possam tirar o máximo partido da experiência (o conforto pessoal deve ser sempre garantido).

Em casos de condições meteorológicas adversas, ou sempre que a equipa verifique que as condições gerais para a realização da sessão no exterior não se encontrem reunidas e que comprometam a segurança do grupo, as sessões serão redirecionadas para vivências na comunidade ou para contexto escolar (nos programas para escolas) apresentando sempre propostas relacionadas com a natureza e a exploração sensorial do meio natural.

Os grupos com atividades diárias devem trazer de casa almoço e lanche. Aconselhamos a aquisição de um termo para a comida estar quente. Apesar de haver mais ou menos um horário estipulado para o momento da refeição, as crianças não serão obrigadas a comer naquele momento, sendo respeitado os ritmos de cada um e havendo a possibilidade de comerem em momentos não previstos para o fazer.

O Bosque dos Pica-paus situa-se numa zona florestal na Vestiaria a 1.3 km do centro de Alcobaça. A floresta tem acesso por estrada florestal ou a pé numa caminhada de 15 minutos.

Sim! No Bosque dos Pica-paus há uma pequena casa de banho seca ou de compostagem, sem o uso de produtos quimicos.

A brincadeira livre, ao ar livre regular ajuda as crianças a tornarem-se mais fortes e mais conscientes dos riscos que correm, estando menos propensas a sofrerem um acidente. Contudo, caso um acidente ocorra é acionado o plano de emergência e são prestados os primeiros socorros à criança, ou colaborador que necessite.

Em caso de acidente recomendamos que as crianças continuem a brincar ou nas suas atividades deixando os Orientadores tratarem da situação, devendo a atividade ser cancelada ou as crianças redirecionadas apenas em casos de necessidade.

No início de cada sessão, é estipulado e acordado com o grupo o local onde ficará situada a mala dos Primeiros Socorros, para que este seja de fácil acesso e que qualquer um possa alcançar caso seja solicitado.

Após avaliação do acidente a situação será encaminhada para o 112 ou tratada com o kit dos Primeiros Socorros.

Os orientadores têm formação de primeiros socorros, sabendo agir em conformidade com as situações de risco.

O projeto possui igualmente um plano para a avaliação de risco do local e das atividades propostas apresentado às famílias ou sempre que solicitado.

A brincadeira livre e a exposição ao risco torna-nos mais conscientes das nossas próprias capacidades. Quando nos é dada a oportunidade de explorar os limites do nosso corpo, este aprende a ajustar-se e adaptar-se ao meio.

No início de cada sessão juntamo-nos todos e relembramos quais as regras de segurança do local e convidamos as crianças a participar na construção dessas regras. Definimos barreiras e limites, bem como as zonas proibidas, o local do WC e onde é guardado o Kit de 1º Socorros. Assim todos os participantes conhecem as regras e tem voz activa para que estas sejam cumpridas.

É igualmente definido um chamamento, acordado por todos, caso haja necessidade de reunir bem como um grito de aviso, caso alguém ultrapasse os limites definidos.

Relembramos que o respeito pelo grupo, indivíduo e Natureza envolvente é parte fundamental para que as sessões possam ocorrer.

Caso surja  algum factor que condicione a segurança individual ou colectiva a sessão será cancelada ou encaminhada para o recinto escolar.