Quem Somos
Projeto de atividades na natureza para crianças
O Bosque dos Pica-paus
“Sê a mudança que queres ver no mundo.” - Mahatma Gandhi
Tal como Mahatma Gandhi referiu na sua famosa citação gostaria de, com o projeto que aqui vos venho apresentar, trazer a mudança para esta cidade.
Sou a Margarida Cardoso, fundadora e coordenadora do projecto “O Bosque dos Pica-paus”.
O papel da equipa é o de observar e apoiar a criança sempre que esta necessite, esta avalia o desenvolvimento individual de cada um, identificando eventuais pontos a trabalhar com a criança para que ela consiga superar desafios e desenvolver a sua autoconfiança.
Equipa
O Bosque dos Pica-paus é um projeto feito de pessoas para pessoas.
As crianças são o que nos motiva a ser o melhor de nós todos os dias. Com elas, estreitamos o olhar para ler nas entrelinhas dos territórios em que habitam, e entrarmos no mundo sensível da imaginação.
O nosso objetivo é promover uma educação livre em pleno contato com a Natureza, possibilitanto uma aprendizagem holística e respeitadora da criança.
Margarida
Fundadora e coordenadora
Eterna criança de espírito livre.
Fiz o meu percurso académico entre as artes e o turismo da natureza, como guia de montanha. Quando me tornei mãe, comecei uma viagem interior na procura de respostas para uma educação mais autêntica , mais respeitadora da criança e mais conectada com a Natureza. Este projeto nasceu de um sonho idealizado no início de 2022 – um projeto para a infância e pela infância.
A concretização e coordenação deste projeto escola é um desafio que me enche de vida e de propósito. A cada passo, a cada decisão, embarco diariamente num gratificante processo de aprendizagem e introspeção. O nosso objetivo – Acolher a infância num jardim florido de oportunidades.
Formação:
- Licenciatura em Guias da Natureza;
- Formação na metodologia Forest School
- Tutora pela Open Learning School sobre a Aprendizgem Aberta
- Curso de primeiros socorros pediátricos outdoor.
Adriana
---
Adriana, mamã da Cami é uma curiosa nata, autodidata, com interesses variados. Procura conhecer-se e aprender em comunidade, peças fulcrais para a sua harmonia.
Em conjugação com a maternidade, a leitura e o artesanato são o seu hobbie de eleição. É uma pedagoga em construção, estuda educação social mas várias áreas lhe interessam sendo que a educação é uma delas principalmente a comunicação e a interação das crianças com o meio ambiente.
Vê a infância como um despertar para o mundo e a importância da conexão com a natureza para nos encontrarmos em nós.
A Adriana está diariamente na Floresta acompanhando o grupo regular da Escola Bosque dos Pica-paus.
Juliana
---
A Juliana considera-se uma menina da floresta.
Viajou, estudou línguas e recursos humanos mas quando foi mãe a parentalidade consciente levou-a a outros caminhos. Encontrou o Bosque quando preparava o futuro do seu filho e, apaixonada pelo conceito da aprendizagem na natureza, quis fazer parte deste projeto maravilhoso.
Formação:
- Licenciatura em Línguas e Comunicação
- Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
- Participação no programa de bolsas “Auxiliar de conversação Ministério de Educação-Comunidades Autónomas” no âmbito da cooperação da Subdireção Geral de Cooperação Internacional do Ministério de Educação e a Consejería de Educacion de la Comunidad Autonoma de Andalucia nas escolas IES el Sur e IES La Arboleda em Espanha
Alex
---
O Alex é meu irmão e foi uma força e presença constante para que este projeto ganhasse asas e saísse do mundo das ideias. Ativo e criativo, traz um brilho cativante com a sua presença. Acompanha as atividades Aprende Comigo no Bosque.
Zi
---
A Zi acompanha este projeto nas atividades extracurriculares Aprende Comigo no Bosque no Carvalhal.
Experiente no escutismo, trabalha diariamente com crianças. Para ela, todas as oportunidades são boas para se aprender lá fora, na natureza. Brincadora nata, a Zi é defensora dos direitos das crianças a passarem mais tempo ao ar livre a brincar.
Susana
---
Experiente em Maternidade, na primeira infância e no cuidar e valorização pessoal pelo seu trabalho enquanto Doula. Ajuda-nos nos encontros com os Bebés e Mães na Natureza, acolhendo e apoiando a primeira infância e o pós-parto.
Atenta e perspicaz guia-nos pelo autocuidado e pela introspeção, sendo um pilar fundamental na valorização do ser e de apoio às mães.